Les maisons troglodytiques

10:51 / Postado por LSS /

Les Troglodytes, ou em português “Os Trogloditas” são como são chamadas as pessoas que criam suas casa nas encostas de montes calcários na região central da França.

Em minha visita ao à Touraine tive a oportunidade de conhecer algumas habitações trogloditas e mesmo um clube de Boule de Forte – jogo proveniente da época da grande navegações onde a “pista de jogo” simula o fundo de um navio e os jogadores se revejam atirando cilindros semi-esféricos que devem para o mais próximo possível do alvo, mas sem toca-lo.

França 3° semana 181 França 3° semana 162

França 3° semana 164 França 3° semana 165

Jogo de Boule de Fort em espaço troglodita (Arquivo Pessoal)

A cultura troglodita se originou no Egito onde alguns habitantes começaram a escavar as primeiras grutas proximas ao Mar Vermelho. Entretanto mesmo hoje algumas familias continuam a construir suas casas em abrigos naturais em regiões como o Vale Crayuse de la Seine, Touraine e em Anjou.

As casas trogloditas são construidas a partir da escavação de grotas em rochas calcárias. a grande vantagem deste tipo de habitação é que a temperatura interna das casa é sempre constante, no inverno ou no verão, a temperatura média é de 12°C.

Residência Troglodita (fonte: http://bonneau-chartier.fr) Residência troglodita (Fonte: http://bonneau-chartier.fr)

A temperatura contante desse tipo de “construção natural” também é aproveitada pelos fabriantes de vinho que criam grandes grutas para dispor os tonéis onde o vinho irá curtir. Mesmo nas construções residências comuns é comum se manter um pequeno espaço troglodita para criar uma adega ou um espaço de recepção.

França 3° semana 153 Ponto

França 3° semana 186

Residência comum conjugada com espaço troglodita (Arquivo pessoal)

França 2° semana 044Barris de vinho em caverna troglodita (Arquivo Pessoal)

Fontes:

Relatos de habitantes trogloditas da cidade de Tours, França.

Le site Troglo:
http://bonneau-chartier.fr

Troglo.com:
http://troglos.free.fr/

Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário