Archigram – The Plug-in City

21:06 / Postado por LSS /

Dentre os diversos e surprentendes, e porque não dizer, utópicos, projetos do Archigram o que me chamou muito a atenção foi este, o “PLUG-IN CITY”. Não porque seja muito louco, mas porque dentro do seu conceito está contido um conceito consumista absurdo.

Vejamos, Peter Cook propunha uma cidade com edificios totalmente desmontáveis com apartamentos divididos em módulos, os quais seriam colocados e retirados ao bel prazer dos usuários, seria possivel ainda mudar-se de edificil e levar consigo seu apartamento simplesmente "encaixando” o apartamento em outra estrutura em outro bairro de sua preferência.

Todavia, o projeto previa que o modulo de cada cômodo teria um certo “período de validade” em que se tornaria obsoleto e deveria ser trocado. Vejamos os prazos estimados:

Banheiro, cozinha, piso da sala de estar: 3 anos para ficar obsoleto
Sala de estar, quartos: 5-8 anos para ficar obsoleto
Modulo do apartamento ou casa: 15 anos de duração
Salas de uso imediato em lojas: 6 meses
Centro de compras: 3-6 anos
Escritórios, computadores, etc: 4 anos
Depósitos de carros e estradas: 20 anos
Megaestrutura principal: 40 anos

Agora imagine, se com produtos pequenos como so nossos atualmente o consumo atinge seu ápice todos os dias, imagine se as pessoas começassem a descartar partes de suas casa todos os anos… ´

Tudo bem, devemos admitir que a primeira vista a idéia é super legal, gera muitas possibilidades, mas é preciso pensar um pouco em como essas possibiliades comprometem a nossa vida a posteriori…

Bom não estou aqui para julgar idéias, mas acredito que talvez idéias como essa, que inclusive hoje surgem na cabeça de alguns, essas são o resultado de uma sociedade que só pensa em consumir e em como construir modos de consumir mais.

E por favor, não me entendam mal, apenas gostaria de mostrar uma visão mais critica sobre o que esse tipo de coisa poderia se tornar caso virasse realidade. O que atualmente não me parece muito impossivel.

Marcadores:

0 comentários:

Postar um comentário